Gestão da Diversidade

O Grupo Abril se orgulha de ter como uma das principais preocupações o respeito à sua equipe à sua diversidade

A Abril entende que a gestão da diversidade é um caminho para ampliar o conhecimento da empresa sobre o perfil de seu público interno. Além disso, considera que a pluralidade cultural é um valor e um elemento essencial em sua estratégia de atuação.

Diversas ações buscam resultados que afirmem equidade de gênero, oportunidade de acesso, acolhimento e melhores condições de desenvolvimento de carreira e mobilidade para pessoas com deficiência.

A área de diversidade foi criada para incentivar a valorização das diferenças e gestão da diversidade no Grupo Abril. Sua missão é mobilizar e influenciar a cultura organizacional para a valorização da pluralidade, de forma que as diferenças sejam aceitas como valor.

Há um cuidado especial com a diversidade na Abril. São programas de preparação e acompanhamento das áreas e profissionais que recebem empregados com deficiência (Programa Talentos Especiais); o que prepara profissionais para a vida pós-aposentadoria (Programa do Futuro); e o que forma o jovem que ingressa na empresa por meio do Programa Jovem Cidadão, que incentiva o primeiro emprego.

Programa Talentos Especiais

A missão do programa é criar uma cultura de inclusão de pessoas com deficiência no Grupo Abril. Completando doze anos em 2011, ele amplia as condições para o acolhimento de pessoas com deficiência na empresa.

Curso Abril de Jornalismo

O Curso forma profissionais mais preparados e atualizados para o mercado editorial. Com duração de cinco semanas, envolve atividades, práticas como trabalhos experimentais, entrevistas, aulas com profissionais da Abril, além de palestras com convidados e especialistas de mercado. Muitos dos trabalhos desenvolvidos durante o curso são colocados em prática nas redações e um quarto dos jornalistas que atualmente trabalham na empresa passaram pelo curso. Em 29 anos, o Curso Abril de Jornalismo formou mais de 1,9 mil alunos.

Programa Aprendiz

A Abril também é parceira deste programa, que é voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, estimulando a autonomia e a pró-atividade. Sua inclusão social através do trabalho e da geração de renda está centrada no desenvolvimento de cidadãos social e economicamente bem-sucedidos, que façam a ponte entre a infância e a vida adulta conquistando auto-estima e responsabilidade. A Lei determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens de 14 a 24 anos, para capacitação profissional (prática e teórica), cumprindo cotas que variam de 5% a 15% do número de funcionários efetivos qualificados.

Programa Jovem Cidadão

A Abril é parceira do governo paulista no programa que cria oportunidades de trabalho para jovens estudantes do ensino médio das escolas do sistema público estadual,com idade entre 16 e 21 anos dos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo e que estejam em situação de vulnerabilidade social. Todo ano são incluídos até 90 jovens.

Voltar