Boa impressão é o que importa

A primeira gráfica da Abril nasceu junto com a editora, em 1950, e terminou seu primeiro ano com doze empregados. Hoje, com 987 funcionários trabalhando em uma área de 52.500 m² no bairro da Freguesia do Ó, em São Paulo, a Gráfica Abril é considerada a maior da América Latina e a única que conjuga impressão em rotogravura em alta velocidade (900 páginas por segundo) com recursos como cores especiais e aromas. O parque gráfico produz anualmente 568 milhões de exemplares impressos. Além de imprimir a grande maioria das revistas consumidas no Brasil – todos os títulos da Abril e Caras -, produz parte dos títulos das editoras de livros didáticos Ática e Scipione, além de catálogos e tabloides de outros clientes.

A estrutura da Abril Gráfica permite a produção de materiais com periodicidades diária, semanal, quinzenal e mensal, exigidas por publicações como revistas e jornais, dentro do prazo e compromisso assumido com os clientes. O parque tem capacidade para altas e médias tiragens, formatos variados e papéis diferenciados. A impressão é totalmente integrada às áreas de logística e distribuição, o que possibilita grande produtividade e competitividade.

 

» Assista ao vídeo de inauguração da impressora KBA

Visite o site da Abril Gráfica: http://grafica.abril.com.br/

 

Responsabilidade

É a primeira gráfica brasileira a ter um inventário de emissões de gases de efeito estufa, na metodologia do GHG Protocol, e recebeu premiações internacionais concedidas pela redução de impacto ambiental, além das certificações FSC (Forest Stewardship Council) e PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification schemes).

A Abril Gráfica mantém, ainda, iniciativas para melhoria do relacionamento com a comunidade do entorno de suas instalações. A partir de reivindicações da vizinhança, a unidade implantou uma série de ações de redução de ruído no entorno. Além disso, estabeleceu canais de comunicação com a comunidade local, estruturou um projeto de educação e prioriza a contratação de mão de obra do seu entorno.

Abril Gráfica em números

Em 2011, a Abril Gráfica alcançou a marca de 4.221.043 milhões de m2 impressos. Esses números representam uma média de crescimento de 4% de produção ao ano, desde 2009. As impressões de publicações do Grupo Abril representam cerca de 60% desse total. O restante são materiais de outros clientes.

 

Trilhões de m2 impressos

2009 – 3,92 – 62% (% Abril em relação ao total)

2010 – 4,06 – 66%

2011 – 4,22 – 61%

 

Pessoas

A Abril Gráfica contava com 987 empregados ao final de 2011, mais 6 estagiários e 32 jovens aprendizes.

91% dos empregados são homens.

A maior parte dos empregados, 51%, trabalha na empresa há mais de 11 anos.

76% dos empregados completou os estudos até o Ensino Médio.

 

Impacto ambiental

Em 2011, a Abril Gráfica utilizou aproximadamente 78,05J de energia para cada metro quadrado impresso.

O consumo de água nova foi de 141,4 m3. Outros 7.561 m3 vêm de tratamento e reuso da água.

Voltar